ENGATE E DESENGATE DE CARRETAS: COMO PROCEDER CORRETAMENTE?

PARA O ENGATE:

1. Posicionar e alinhar o cavalo com a carreta, alinhando a tração do cavalo com o 1º eixo da carreta.
2. Descer do veículo e verificar trava da 5º roda se está na posição de engate, verificando a altura da carreta em relação ao cavalo.
3. Verificar se a carreta está calçada adequadamente, e com o freio estacionário acionado.
4. Conectar os engates rápidos e a tomada de força.
5. Acionar o freio da carreta (maneco).
6. Movimentar o cavalo em marcha ré, fazendo com que a mesa da carreta deslize suave e firme sobre a
5º roda do cavalo.
7. Certificar-se visualmente de que o cavalo está realmente engatado.
8. Retirar os calços e colocá-los em local adequado, evitando deixar espalhado.
9. Fazer teste de segurança: acionar o maneco da carreta; colocar 1º marcha e tentar sair levemente; observar pelo retrovisor.
10. Levantar os pés com a manivela na marcha lenta até livrar do solo. Em seguida passar para marcha pesada recolhendo-os totalmente.

 

AVISO:

Do dia 30 de Julho , Segunda-Feira, ao dia 03 de Agosto de 2018, haverá a Auditoria de Recertificação ISO 9001 e 14001.

PARA O DESENGATE:

1. O motorista deve estar autorizado a realizar o procedimento.
2. Verificar o local para desengate e posicionar o veiculo de forma correta (alinhado).
3. Calçar o veiculo no 1º e 3º eixo e acionar o freio estacionário.
4. Abaixar os pés da carreta utilizando a manivela na marcha pesada até encostar no solo. Usar a marcha leve para nivelar a carreta ao cavalo mecânico. Deixar a carreta na altura que facilite o próximo engate.
5. Soltar os engates rápido da linha de ar, e da tomada de força e desconectar os engates rápido do rodoar e suspensor pneumático.
6. Soltar a trava da 5º roda e tirar o cavalo lentamente debaixo da carreta, observar no retrovisor a reação da carreta ao desengate.

 

 

CAMINHONEIRO, PARABÉNS PELO SEU DIA!

Você sabia que existem três dias do caminhoneiro? Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e caminhoneiros, sendo assim também considerado dia do caminhoneiro. O Dia Nacional do Caminhoneiro é dia 16 de Setembro e a comemoração regional no estado de São Paulo é agora, dia 30 de Junho .

A Apolo Transportes deseja os parabéns para todos os caminhoneiros que encaram o trajeto e colaboram muito para o progresso do país!

NA ROTA DA SEGURANÇA: CONHEÇA OS MOTORISTAS DESTAQUES DE MAIO

A Apolo Transportes tem a Segurança em suas operações como uma de suas premissas e não mede esforços na busca de um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes, visando à consolidação do ZERO ACIDENTE e o fortalecimento da Cultura da Segurança como um valor aos seus colaboradores. Com o objetivo de reconhecer, mensalmente, os motoristas que se destacarem pelo seu desempenho em segurança e meio ambiente, a Apolo implantou no último mês de maio, o Programa Motivacional: “Na Rota da Segurança”.

A empresa espera com o Programa motivar seus motoristas através de uma competição saudável, na busca do melhor desempenho, a se comprometerem ainda mais com a segurança própria e de seus colegas de trabalho, empenhando-se na prática da direção defensiva, aumentando o nível de atenção nas rodovias e incentivando a prática de comportamentos seguros.

Os motoristas Destaques em Segurança do mês de Maio foram:

• Valmir Rodrigues de Souza
• Luiz Carlos da Silva
• Luiz Antonio Mainardes

Vale lembrar que ao final do ano o motorista que obtiver o melhor desempenho em segurança, no acumulado dos indicadores do programa, receberá das mãos da diretoria da empresa um prêmio especial de reconhecimento. Parabéns aos motoristas destaques! Que continuemos na rota da segurança!

Sobre a Apolo
A Apolo Transportes nasceu nos anos 50 quando grandes empresas se instalaram em Mogi Guaçu e região, iniciando com transporte de combustíveis e diversos. Atualmente nossa logística está  conectando clientes e parceiros de  diversos segmentos  importantes para economia do Brasil, como papel/celulose, químicos, petroquímicos, higiene e limpeza, mineração e alimentícios.
Contacte-nos

(19) 3851 6200
Fax: (19) 3851 6201

 

Av. Mogi Mirim, 1447 – Bairro Areião
Mogi Guaçu, SP – Brasil

Site desenvolvido por Nezz