Dezembro Laranja: Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para estimular a prevenção e o combate ao câncer de pele.

A Apolo Transportes aderiu essa campanha que reforça cuidados contra o câncer de pele.

O câncer de pele é o câncer mais frequente no mundo e no Brasil. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer:

Melanona: mais raro e pode levar à morta

Não melanona: mais frequente e menos grave, porém, pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início.

Fatores de Risco

  • História familiar de câncer de pele;
  • Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros;
  • Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada;
  • Exposição prolongadas e repetidas ao sol na infância e adolescência.

Sintomas

O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele.

Como identificar o câncer de pele

O câncer de pele não melanona ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Apresenta-se como:

  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza em quatro semanas, que continua a crescer apresentando coceiras, crostas, erosões ou sangramento.
  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translucida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor. textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.

Prevenção

  • Evite exposições prolongadas ao sol entre 10h e 16h;
  • Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.
  • No trabalho ao ar livre não deixe de usar: chapéus de abas largas, camisa de manga longa e calça comprida, use óculos escuros e protetor solar. Procure lugares com sombra e sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.

 

Sobre a Apolo
A Apolo Transportes nasceu nos anos 50 quando grandes empresas se instalaram em Mogi Guaçu e região, iniciando com transporte de combustíveis e diversos. Atualmente nossa logística está  conectando clientes e parceiros de  diversos segmentos  importantes para economia do Brasil, como papel/celulose, químicos, petroquímicos, higiene e limpeza, mineração e alimentícios.
Contacte-nos

(19) 3851 6200
Fax: (19) 3851 6201

Matriz Mogi Guaçu
Av. Mogi Mirim, 1447 – Bairro Areião

Filial Ponta Grossa – PR
Rua Francisco Ribas, 64 Sala 01 – Bairro Centro

Filial Arcos – MG
Rodovia BR 354, Km 478 S/nº – Bairro Córrego das Almas

Site desenvolvido por Nezz