COVID-19: Entenda o que é um agente infeccioso e qual a importância de combatê-lo.

Risco Biológico: Definição.

O risco biológico é a possibilidade de contato entre uma pessoa e um ou mais agentes biológicos potencialmente patogênicos. Este risco de contato aumenta principalmente para trabalhadores de hospitais, onde há mais agentes patogênicos por metro quadrado.

Um agente patogênico também pode ser chamado de agente infeccioso ou etiológico animado, e é este um ser vivo microscópico capaz de produzir direta ou indiretamente doenças infecciosas ou infecções nos seres onde se aloja, tendo este condições favoráveis à vivência do agente.

 

Contaminação e principais sintomas

A contaminação pode acontecer através das vias respiratórias – respiração pelas narinas – pela pele – através de alergias, perfuração por agulhas ou através de picadas de animais infectados – e também pelo sistema digestivo – durante alimentação ou hidratação (ingestão de líquidos).

As doenças infecciosas podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes.

Dentre os principais sintomas observados no corpo humano durante a ação de um agente infeccioso, destacamos os mais comuns. Veja:

  •         Aparecimento de manchas na pele;
  •         Cefaleia;
  •         Convulsões;
  •         Corrimento nasal;
  •         Diarreia;
  •         Dor abdominal;
  •         Febre;
  •         Lesões ou corrimentos genitais;
  •         Náuseas e vômito;
  •         Rigidez na nuca;
  •         Sensação de cansaço ou de mal-estar.

 

Exposição ao agente infeccioso:

A exposição ao agente infeccioso pode ocorrer sempre que houver contato com uma pessoa acometida de problemas de saúde advindos da ação do agente, como no caso da virose, onde as pessoas que estiverem no mesmo ambiente que o doente não devem utilizar o sanitário por ele utilizado, a fim de que o vírus não se propague, ocasionando diarreia, vômito e desidratação em toda a comunidade.

A exposição ocupacional é caracterizada pela possibilidade de contato do trabalhador com um ou mais agentes biológicos potencialmente patogênicos. É o que acontece principalmente com os profissionais da área da saúde que atuam em hospitais, por estarem estes mais próximos a agulhas, gases, recipientes e outros materiais que possam estar infectados.

Quando analisamos os riscos biológicos deve-se sempre comparar o tamanho da comunidade com a exposição ao problema, a fim de identificar a necessidade de cuidados maiores como a quarentena solicitada pelos governos em todo o mundo na luta contra o COVID-19, conhecido como Corona Vírus.

Dicas para contribuir com a não propagação do agente infeccioso:

  •         Distribuição e uso de Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras, óculos e luvas;
  •         Utilização de sistemas de contenção como capelas de segurança;
  •         Limite sobre o número de pessoas em recintos;
  •         Identificação dos principais grupos de risco e isolamento dos mesmos;
  •         Descarte correto de equipamentos de uso pessoal em hospitais como lâminas, seringas, agulhas, papeis higiênicos e outros;
  •         Disponibilização de produtos de desinfecção apropriados, como chuveiros de segurança e lava-olhos;
  •         Determinação de um plano de ação sobre a maneira como o agente se prolifera.

 

O símbolo abaixo identifica risco biológico. Sempre que o ver, mantenha-se distante, e se for preciso se aproximar, faça uso dos materiais de segurança necessários à situação, sabendo que o contato pode danificar não apenas o seu organismo, mas também das demais pessoas com quem você convive.

Durante a pandemia de COVID-19, mantenha-se em casa até a ordem sobre quarentena ser suspensa. Faça uso de álcool em gel, lave as mãos constantemente com água e sabão. Se estiver espirrando, utilize lenços de papel descartáveis e evite aglomerações.

Juntos vamos enfrentar esta pandemia e vencê-la!

Sobre a Apolo
A Apolo Transportes nasceu nos anos 50 quando grandes empresas se instalaram em Mogi Guaçu e região, iniciando com transporte de combustíveis e diversos. Atualmente nossa logística está  conectando clientes e parceiros de  diversos segmentos  importantes para economia do Brasil, como papel/celulose, químicos, petroquímicos, higiene e limpeza, mineração e alimentícios.
Contacte-nos

(19) 3851 6200
Fax: (19) 3851 6201

Matriz Mogi Guaçu
Av. Mogi Mirim, 1447 – Bairro Areião

Filial Ponta Grossa – PR
Rua Francisco Ribas, 64 Sala 01 – Bairro Centro

Filial Arcos – MG
Rodovia BR 354, Km 478 S/nº – Bairro Córrego das Almas

Site desenvolvido por Nezz