Março Azul-Marinho: A importância do combate ao câncer colorretal!

O Março Azul-Marinho é uma campanha realizada no mês de março com o intuito de alertar à população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. Esse tipo de câncer abrange os tumores que têm início no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus.

Causas do Câncer Colorretal

O consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, alimentos com corantes, defumados (linguiça, salames e salsichas) e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores de risco que contribuem para o surgimento do tumor. Além disso, homens e mulheres acima de 50 anos, a obesidade, diabetes, tabagismo ou o histórico genético propiciam o desenvolvimento da doença no organismo.

Sinais e sintomas

Nos estágios iniciais, a doença, geralmente, não causa sinais e sintomas. Recomenda-se procurar o médico, caso apresente um ou mais dos sintomas: – Diarreia ou constipação; – Sangramento ao evacuar; – Anemia sem causa aparente; – Desconforto abdominal, com gases e/ou cólicas; – Sensação de intestino vazio; – Vontade frequente de evacuar, mesmo com intestino vazio.

Prevenção

O movimento Março Azul-Marinho é o momento ideal para falar sobre a doença, alertando, principalmente, sobre as suas formas de prevenção. É essencial manter o peso corporal adequado, incluir na rotina a prática de atividade física regular e adotar hábitos de alimentação saudáveis. Inclua em seu cardápio ingredientes naturais e não processados, como grãos, legumes, cereais integrais, frutas e verduras. Sua dieta deve ser rica em fibras, garantindo, assim, o bom funcionamento do intestino. Para prevenir a doença, a recomendação também é não fumar e evitar o uso de bebidas alcoólicas.

Tratamento

O tratamento das pessoas com tumores em estágios iniciais é menos agressivo e consiste na retirada do pólipo e das lesões, através de colonoscopia ou pequenas cirurgias com ressecções locais dos tumores. Em casos específicos, recomenda-se sessões de quimioterapia complementares (coadjuvantes). Quanto mais avançado o estágio do câncer, mais agressivo deve ser o tratamento, podendo ser necessárias radioterapia e quimioterapia, mesmo antes de procedimentos cirúrgicos.

Gostou das informações que trouxemos neste Blog? Quer acompanhar outros temas como este? Então é só seguir as páginas da Apolo Transportes nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Sobre a Apolo
A Apolo Transportes nasceu nos anos 50 quando grandes empresas se instalaram em Mogi Guaçu e região, iniciando com transporte de combustíveis e diversos. Atualmente nossa logística está  conectando clientes e parceiros de  diversos segmentos  importantes para economia do Brasil, como papel/celulose, químicos, petroquímicos, higiene e limpeza, mineração e alimentícios.
Contacte-nos

(19) 3851 6200
Fax: (19) 3851 6201

 

Av. Mogi Mirim, 1447 – Bairro Areião
Mogi Guaçu, SP – Brasil

Site desenvolvido por Nezz