O treinamento em Direção Defensiva é um investimento com retorno garantido. As empresas preocupadas com a vida e com a saúde de seus funcionários têm oferecido este treinamento regularmente.

Os acidentes de trânsito, mesmo que durante o trajeto de casa ao trabalho e trabalho para casa, são considerados acidentes de trabalho. No Brasil, 143 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito e mais de 1.630 pessoas ficam inválidas. Evite:

– Acidentes de trabalho – que influenciam o índice FAP;

– Perda de produtividade causados pela ausência de pessoas importantes que se acidentam;

– Ações de terceiros, vítimas de acidentes causados por funcionários.

Direção Defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

 

Por que praticar a direção defensiva?

Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:

– Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;

– 30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;

– A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.

 

Os problemas com o condutor

Dentre os principais problemas com o condutor temos:

– Dirigir sob o efeito de álcool ou substâncias entorpecentes;

– Imprudência: trafegar em velocidade inadequada;

– Imperícia: inexperiência ou falta de conhecimento do local;

– Negligência: falta de atenção, falha de observação.

 

O condutor defensivo

O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O motorista defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. Independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.

O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.

Dentro das diferentes técnicas de como conduzir defensivamente existem várias precauções que se deve tomar ao iniciar uma jornada, mesmo sem ter conhecimentos especializados de mecânica, para evitar envolver-se em situações de risco, realizando um trajeto sem cometer infrações de trânsito, sem abusos com o veículo, sem atrasos de horário, sem faltar com a cortesia devida, ou seja, sem envolver-se em acidentes.

 

Não esqueça:

“Acidente evitável” é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.

A “Direção Defensiva” é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.

“Direção Defensiva” é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.